Thursday, November 20, 2008

Byblos - Menos uma empresa inovadora

Soube-se hoje através do seu único administrador, Américo Areal, o pedido de insolvência da Livraria Byblos. Esta nem dois anos demorou a fechar, projecto com pernas para andar mas não no nosso Portugal.

Uma livraria em Portugal com o espaço que eles tinham... nã; utilização de novas tecnologias que agora também vão ser implementados nos nossos automóveis (RFID)... nã; 150 mil livros para ler... para quê?!

Acima de tudo acho que o maior problema são os leitores, quer dizer, a falta de leitores. Nunca cultivámos o gosto pela leitura nem nunca fomos para uma livraria ou biblioteca apenas ler um livro sossegados... e agora, com outras tecnologias cultiva-se o prazer de jogar ou navegar na NET, nada contra mas fez que com mais um bom projecto ficasse no 1º ano!!!!

Para 2009 iremos ter matriculas que terão tecnologia RFID, interessante observar que uma livraria já a tinha o ano passado mas isto não traz clientes é verdade. 3300 metros quadrados para dispor livros e clientes, pensaram em grande mas escolheram o país errado talvez noutros tenham sucesso.

Por mim também falo, não leio muito ou quase nada, assim sem a "massa" a que se dirige é difícil sobreviver. 
Imaginem uma loja de telemóveis onde nem sequer existiria rede?! Ou uma loja de informática numa zona onde gostam mais de ler livros em bibliotecas?! 

Devemos admitir que é difícil manter estes negócios assim, mas se mais uma fechou também não será a ultima!!!

No comments: